terça-feira, 1 de abril de 2008

FONDANT DE CHOCOLATE

Rendimento:6 pessoas
Tempo: 30 minutos, além de umas 3 horas no freezer

INGREDIENTES:

200g de manteiga sem sal
200g de chocolate meio-amargo em cubinhos miúdos
1 gema
1/3 de xícara de chá de açúcar
2/3 de xícara de chá de leite
1 fava de baunilha raspas de chocolate para decorar

MODO DE FAZER:
  1. Com a batedeira, bata a manteiga numa tigela média até ficar bem fofa e cremosa, reserve. Coloque o chocolate numa tigela média e reserve.
  2. Numa tigelinha, misture a gema, metade do açúcar e também reserve. Numa panelinha, aqueça o leite com o restante do açúcar tigela pequena, coloque a gema e a metade do açúcar e Misture bem, reserve.
  3. Em uma panelinha, leve ao fogo o leite, o restante do açúcar e a fava da baunilha já cortada ao meio de comprido e bem raspada.
  4. Quando ferver, despeje sobre a mistura da gema, mexa bem, volte com tudo para a panela e, sempre mexendo com uma colher de pau, deixe no fogo apenas até surgirem bolhinhas nas laterais, o creme engrossar e cobrir o dorso da colher, mas sem deixar ferver.
  5. Despeje o creme na tigela do chocolate, misture com um batedor de arame até obter um creme liso e brilhante, e deixe amornar.
  6. Então, com delicadeza, junte a manteiga batida, transfira para uma fôrma de uns 20 cm de orando tudo com delicadeza.
  7. Despeje o creme em uma forma de aproximadamente 20 cm de diâmetro e leve ao freezer por pelo menos 3 horas e até por 3 dias.
  8. Uma hora antes de servir, retire a fôrma do freezer e mergulhe com cuidado numa panela com água fervente para o fondant se soltar totalmente do fundo e das laterais.
  9. Desenforme sobre um prato raso e decore com as raspas de chocolate. Deixe repousar por uns 30 minutos em temperatura ambiente antes de servir.

Nenhum comentário: