domingo, 11 de maio de 2008

SEMIFREDO COM CALDA DE DAMASCO

Tempo:1 hora e 30 minutos, além de umas 3 horas no freezer

INGREDIENTES:
CROCANTE

1/2 xícara de chá de água
2 xícaras de chá de açúcar
2 xícaras de chá de amêndoa grosseiramente moída manteiga para untar

CREME:

3 xícaras de chá uma mistura de damasco seco e uva passa clara
1/4 de xícara de chá de licor de laranja
1 litro de creme de leite fresco bem gelado
1 xícara de chá de água
3 xícaras de chá de açúcar
8 claras para a calda de damasco
250g de damasco
3 xícaras de chá de água

MODO DE FAZER:

  1. Para o crocante, unte com manteiga a lâmina de uma espátula e uma superfície de mármore de uns 40 cm x 40 cm ou separe um tapete de silicone.
  2. Aqueça a água e o açúcar numa panela média, misture para dissolver e deixe no fogo até chegar a um caramelo bem dourado (se muito claro, ficará muito doce e não terá sabor de caramelo e se muito escuro, ficará amargo).
  3. Quando começar a subir uma fumacinha esbranquiçada, retire imediatamente a panela do fogo, junte a amêndoa e com cuidado, pois é muito quente, despeje o crocante no mármore ou no tapete de silicone e espalhe com a espátula.
  4. Espere amornar e bata no processador até virar um pó com pedacinhos dourados. Para o creme, pique bem miudinho o damasco, a uva passa e a cereja, coloque numa tigela com o licor e aguarde 15 minutos.
  5. Enquanto isso, bata o creme de leite com a batedeira até encorpar e não cair das pás (páre imediatamente de bater para não virar manteiga), depois leve à geladeira. Forre com filme plástico uma fôrma grande de bolo inglês, de uns 40 cm de comprimento.
  6. Aqueça a água e o açúcar, misture até dissolver e deixe ferver por 5 minutos. Enquanto isso, bata a clara em neve e em picos bem firmes, retire a calda do fogo e despeje aos pouquinhos sobre a clara, continuando a bater até esfriar e obter um merengue firme.
  7. Com delicadeza, incorpore o crocante, as frutas com o licor e o creme batido ao merengue, coloque na fôrma, alise e leve ao freezer por umas 3 horas ou até por 1 semana, depois desenforme sobre um prato. Para a calda, aqueça o damasco e a água numa panela média e mantenha em fogo baixo por uns 15 minutos, até que esteja bem macio.
  8. Retire do fogo, bata no liquidificador até obter um creme liso e guarde por até 3 dias na geladeira.

Nenhum comentário: