terça-feira, 3 de março de 2009

CALOR DEMAIS

Parece que todo o calor do mundo resolveu chegar para ficar no lugar das tais águas de março que fechariam o verão. Os termômetros batem nos 35ºC, às 10 horas da manhã todo mundo já está reclamando, se abanando, com ventilador ou ar condicionado no máximo. Eu, que não costumo rejeitar um cafezinho, ando preferindo copos de água de coco. Dá até preguiça de encarar um prato quente e, com isso, os pratos leves, as saladas e no máximo um grelhado, frutas e sorvetes costumam ser a melhor pedida.
Há uns dois ou três dias, pensando no que preparar para o jantar, abri a geladeira e só encontrei tomatinhos cereja, abobrinha, uns ramos de manjericão, limão e umas 3 metades de pêssego em calda. Fui para o freezer e lá achei um pacotinho com 4 filés grandes de pescada já limpos e sem pele, e uns restinhos de pacotes de frutas vermelhas (mirtilo, framboesa e amora). Pensei um pouco e concluí que as minhas catanças de ingredientes da geladeira e do freezer dariam um jantarzinho colorido, gostoso, refrescante, saudável e que não exigiria grandes esforços. Como ainda eram umas duas da tarde, o peixe teria tempo para descongelar na própria geladeira e, para a sobremesa, poderia fazer uma gelatina que levaria umas 3 horas para firmar. Fiz uma limonada docinha, pois depois de gelar tudo parece menos doce, juntei as frutas vermelhas e pedaços e a gelatina já hidratada e dissolvida num pouco de água, coloquei tudo na fôrma e pronto. Como já estava na cozinha, decidi deixar a base do prato principal prontinha na geladeira, só ficando a ida ao forno para mais ou menos 1 hora antes de servir. Com um ralador, cortei abobrinhas em tirinhas finas, espalhei num refratário, polvilhei com sal, reguei com azeite o bastante para envolver tudo, juntei uns 2 dentes de alho inteiros para perfumar (depois de pronto, guardei o alho assado e macio para espalhar sobre torradinhas ou para usar num molho de salada) e cobri com papel alumínio. Uma hora antes de servir, aqueci e levei o refratário ao forno por uns 45 minutos, até conseguir tirinhas macias, mas ainda esverdeadas. Então, descartei o alumínio, espalhei as metades dos tomatinhos e as folhas de manjericão sobre a abobrinha e por cima coloquei os filés de peixe. Voltei ao forno por uns 15 minutos e servi com arroz branco e uma salada de alface. Sinceramente, ficou tudo tão colorido e saboroso que o meu marido e as minhas filhas pensaram que alguém mais viria para o jantar.

5 comentários:

Luciana disse...

Olá, Helô! Sou uma grande fã dos seus livros, e agora virei fã também do blog. Essa receita de peixe com legumes pareceu muito apetitosa, excelente para o verão quente que tem feito. Um beijo, e parabéns pelo excelente trabalho! :)

Anabela martins disse...

Ola, sou sua fã embora longe, vivo em Portugal e tenho o sonho de um dia poder fazer alguns workshop´s no atelier gourmand,comprei um livro seu pela net e adorei, e agora descobri o Blog, maravilha, parabens, um abraço. anabela

chef Ricardo Siginore disse...

Mamae, to com muitas saudades viu, tenho novidades, como vc esta? um beijao para todos!!!!
agora eu vou ler muito seu blog pra matar a saudade!!!!!!!!!!!!!!!
beijao

ri

Luciana de Oliveira disse...

Oi Helô
Aprendi muito com seus livros!!! A familia toda agradece!
Gostaria muito que vc postasse uma receita de Crostoli, please?
Bjs

Patyxa disse...

Gostei muito do seu blog, e penso que brevemente farei algumas das suas receitas...
:)
Parabéns e muitas felicidades
beijo