domingo, 1 de agosto de 2010

TORTA PROVENÇAL DE LIMÃO

Rendimento: 6 pessoas

Tempo de preparo: 1 hora

INGREDIENTES:

MASSA:

1 ¾ de xícara de chá de farinha de trigo

1/3 de xícara de chá de açúcar

1 pitada de sal

raspas de 1 limão siciliano

125g de manteiga gelada em cubinhos

1 a 2 colheres de sopa de água fria

RECHEIO:

2 ovos

2 gemas

1 xícara de chá de açúcar

o suco de 2 limões sicilianos

125g de manteiga cortada em cubinhos

MODO DE FAZER:

MASSA:

  1. Numa tigela grande, misture a farinha, o açúcar e o sal, junte as raspas de limão, a manteiga e esfarele com a ponta dos dedos até obter uma farofa.
  2. Acrescente um pouquinho de água e trabalhe até conseguir uma massa bem macia, que descole das mãos (acrescente mais água aos pouquinhos se a massa estiver seca, ou farinha se estiver pegajosa).
  3. Embrulhe em filme plástico e leve à geladeira por pelo menos 30 minutos ou por até 48 horas.


RECHEIO:

  1. Leve ao fogo uma panela com 1/3 de água para o banho-maria.
  2. Deixe aquecer, mas sem ferver. Coloque os ovos e as gemas numa tigela pequena e, com o batedor de arame (ou com a batedeira), misture o açúcar.
  3. Posicione a tigela sobre a panela com água e leve ao fogo, batendo sem parar, até obter um creme fofo, amarelo claro e encorpado (5 a 8 minutos).
  4. Sempre batendo, e aos poucos, junte os cubinhos de manteiga. Adicione o suco de limão e continue a bater, até obter um creme liso e brilhante. Retire do fogo assim que o creme começar a borbulhar nas bordas, sem deixar o creme ferver, e reserve.

FINALIZAÇÃO:

  1. Numa superfície enfarinhada, abra a massa com um rolo formando um disco de uns 32 cm de diâmetro, forre o fundo e as laterais de uma fôrma para quiche de fundo removível de uns 25 cm e leve à geladeira por 15 minutos, enquanto o forno aquece a 180ºC (médio).
  2. Corte um quadrado de papel alumínio de uns 40 cm e com ele forre o fundo de massa, deixando aos pontas para fora, e preencha a cavidade com grãos crus de feijão para pesar e a o fundo da massa não inflar e formar bolhas.
  3. Leve a massa ao forno por 15 minutos, retire do forno, levante as pontas do papel com cuidado para retirar o papel com os feijões e volte com o fundo da torta ao forno para a massa terminar de assar por mais uns 15 minutos. Retire do forno quando a massa estiver dourada e crocante e deixe esfriar sobre grelha.
  4. Desenforme o fundo da torta, coloque sobre o prato de servir e recheie com o creme de limão. Sirva a torta em temperatura ambiente ou gelada.

Nenhum comentário: