segunda-feira, 1 de dezembro de 2008

UM PRESENTE DE NATAL

Quem me conhece mais de perto sabe que sou muito carinhosa e adoro dar presentinhos. Assim, quando o Natal vai chegando, escolho o “presentinho do ano” e logo começa a preparação, que não é brincadeira, pois a lista é bem generosa. Entram na lista a família toda, que não é nada pequena, os amigos mais próximos, e os nem tanto assim, e todas as pessoas que, de uma maneira ou de outra, foram importantes para mim durante o ano.
Como a minha vida é cozinhar e adoro qualquer coisa que tenha relação com a cozinha ou com a mesa, e que, além de cozinhar, eu também adoro bordar, costurar e fazer objetos utilitários de cerâmica e vidro, meus presentinhos ficam sempre por aí. Num ano é uma tigelinha (adoro tigelas!) vazia ou cheia de biscoitinhos, num outro é só um prato, ou um prato com um bolo, ou só o bolo, num outro é um pote de geléia, ou um pano de prato ou uma toalhinha amarrando alguma guloseima como uma trouxa. É claro que é um pouco trabalhoso passar às vezes 2 ou 3 dias fazendo bolo sem parar, embrulhando, escrevendo bilhetinhos e mandando pra todo mundo, mas é um trabalho tão delicioso e gratificante que eu topo encarar.
Afinal de contas, acho que ninguém despreza um presente gostoso, ainda mais quando se sabe que quem mandou deu o melhor de si, preparando o presente com as próprias mãos.
Não é nada complicado inventar um presentinho que tenha a ver com você e que, preparado com uma intenção tão boa, certamente transmitirá uma bela dose de amor, carinho e aconchego. Escolha alguma coisa simples de preparar, que não lhe traga preocupações, e que caiba no seu bolso. Se a idéia for cozinhar, pense numa receita que você gosta de fazer, e, se preferir uma receita nova, experimente para os de casa e só depois de aprovar vá às compras para valer. Na hora da escolha, dê preferência aos biscoitos doces e salgados, docinhos, geléias, chutneys e bolos que possam ser preparados com pelo menos 2 dias de antecedência, pois é fundamental tentar facilitar a vida. Para embalar, use também a sua criatividade, mas faltando tempo e idéias mais emocionantes, bastam alguns metros de fita, folhas de papel celofane, pratos de papelão e cartõezinhos para embrulhar e escrever a mensagem. Quanto às cores dos pacotes, não é porque é Natal que tudo deve ser verde e vermelho, use as cores que você gosta e pronto.
Nos meus tempos de menina, minha mãe, que sempre foi boa cozinheira e muito caprichosa, sempre preparava no Natal uma massa de pão de leite, moldava uma guirlanda simples ou trançada, assava, depois espalhava por cima frutas secas e cristalizadas, cobria com um glacê branco, colocava um laço na emenda, embrulhava com papel celofane e dava de presente aos amigos. Eu achava aquilo lindo e sempre ajudava na preparação.
Pão é pão, sempre carrega com ele o aconchego do feito em casa e o sentimento de partilhar o alimento. Aqui vai, então, a receita da minha mãe, que eu já preparei nem sei quantas vezes, todos adoram e, ainda por cima, é muito simples, mesmo quem nunca pensou em preparar um pão consegue chegar lá.
Ah, mais uma coisa: se preferir, divida a massa em 12 partes e faça pequenas guirlandas, que poderão servir de lembracinha aos que forem à ceia ou ao almoço de Natal, ou poderão enfeitar o prato de cada convidado ou a árvore de Natal e até mesmo a porta de entrada da sua casa.
Um bom pão, um feliz Natal e um ano novo maravilhoso, com muita saúde, paz, amor e alegria.

2 comentários:

Glau disse...

Helô, aproveito o espaço pra te deixar um recadinho de agradecimento.. acabou de chegar em casa o seu novo livro Entre Panelas e Tigelas! Me dei de presente!

Estou completamente encantada pelo livro, não tem como não notar o seu carinho ao descrever suas histórias e receitas.. e isso tudo muito bem traduzido pelas fotos!
Adoro uma louça e as suas são lindas..

Em breve me darei outro presente - O Cozinhando para amigos 1.

Fica aqui o meu beijo grande e parabéns pelo seu trabalho! Da sua nova fã, Glau

mozores disse...

Helo,

Também aproveito o espaço pra dizer que sou sua fã de carteirinha há uns 3 anos.

Comprei o Cozinhando para Amigos (que na época ainda não era o 1, pois era o único) na Boa Mesa. Se não me engano foi bem na época do lançamento do livro. Desde que peguei pela primeira vez, me encantei pelas fotos, cores, temas, títulos, a aba que serve de alça, enfim, tudo.

Acho que no primeiro dia eu li o livro inteiro, todas as receitas, sempre com água na boca.

A segunda impressão foi melhor que a primeira, pois comecei a colocar em prática as receitas e realmente são maravilhosas! Existem algumas que já foram totalmente incorporadas no meu repertório culinário (creme de mascarpone com frutas vermelhas e chocolate, pão rápido de abobrinha, dip de queijo, Robalo em crosta de ervas, pure ao azeite, e outras tantas que não lembro agora).

Levo o Cozinhando para Amigos 1 para todos os lugares (sério). Toda vez que viajo para a praia ou para o interior para passar fim de semana ou férias, o livro vai comigo.

Agora ele ganhou um companheiro de viagens, o Cozinhando para Amigos 2!

Fiquei muito feliz quando soube que você ia lançar o volume 2! Comprei no mesmo dia que lançou, e como o primeiro, tudo é lindo e maravilhoso!

Além disso, como falou a Glau acima, suas louças, talheres, copos, toalhas, guardanapos são incríveis e são impecavelmente arrumados, qualquer que seja a ocasião (desde o lanche na frente da TV até o dia das mães ou dos pais).

PARABÉNS pelo seu trabalho! É incrível!

Por último, peço que se você estiver programando dar algum curso, me avise (mariana@monacomoherdaui.adv.br) ! Adoraria fazer! Fiz alguns cursos no Atelier Gourmand e sempre ficava atras de uma aula sua...

Beijos

Mari