domingo, 1 de agosto de 2010

TORTA PROVENÇAL DE LIMÃO

Rendimento: 6 pessoas

Tempo de preparo: 1 hora

INGREDIENTES:

MASSA:

1 ¾ de xícara de chá de farinha de trigo

1/3 de xícara de chá de açúcar

1 pitada de sal

raspas de 1 limão siciliano

125g de manteiga gelada em cubinhos

1 a 2 colheres de sopa de água fria

RECHEIO:

2 ovos

2 gemas

1 xícara de chá de açúcar

o suco de 2 limões sicilianos

125g de manteiga cortada em cubinhos

MODO DE FAZER:

MASSA:

  1. Numa tigela grande, misture a farinha, o açúcar e o sal, junte as raspas de limão, a manteiga e esfarele com a ponta dos dedos até obter uma farofa.
  2. Acrescente um pouquinho de água e trabalhe até conseguir uma massa bem macia, que descole das mãos (acrescente mais água aos pouquinhos se a massa estiver seca, ou farinha se estiver pegajosa).
  3. Embrulhe em filme plástico e leve à geladeira por pelo menos 30 minutos ou por até 48 horas.


RECHEIO:

  1. Leve ao fogo uma panela com 1/3 de água para o banho-maria.
  2. Deixe aquecer, mas sem ferver. Coloque os ovos e as gemas numa tigela pequena e, com o batedor de arame (ou com a batedeira), misture o açúcar.
  3. Posicione a tigela sobre a panela com água e leve ao fogo, batendo sem parar, até obter um creme fofo, amarelo claro e encorpado (5 a 8 minutos).
  4. Sempre batendo, e aos poucos, junte os cubinhos de manteiga. Adicione o suco de limão e continue a bater, até obter um creme liso e brilhante. Retire do fogo assim que o creme começar a borbulhar nas bordas, sem deixar o creme ferver, e reserve.

FINALIZAÇÃO:

  1. Numa superfície enfarinhada, abra a massa com um rolo formando um disco de uns 32 cm de diâmetro, forre o fundo e as laterais de uma fôrma para quiche de fundo removível de uns 25 cm e leve à geladeira por 15 minutos, enquanto o forno aquece a 180ºC (médio).
  2. Corte um quadrado de papel alumínio de uns 40 cm e com ele forre o fundo de massa, deixando aos pontas para fora, e preencha a cavidade com grãos crus de feijão para pesar e a o fundo da massa não inflar e formar bolhas.
  3. Leve a massa ao forno por 15 minutos, retire do forno, levante as pontas do papel com cuidado para retirar o papel com os feijões e volte com o fundo da torta ao forno para a massa terminar de assar por mais uns 15 minutos. Retire do forno quando a massa estiver dourada e crocante e deixe esfriar sobre grelha.
  4. Desenforme o fundo da torta, coloque sobre o prato de servir e recheie com o creme de limão. Sirva a torta em temperatura ambiente ou gelada.

LIMONADA À LIMONA L`ANCIENNE

Rendimento: 6 pessoas

Tempo de preparo: 30 minutos, além de 1 hora para gelar

INGREDIENTES:

2 litros de água

1 xícara de chá de açúcar ou a gosto

6 limões sicilianos inteiros, bem lavados e secos

MODO DE FAZER:

1. Aqueça a água com metade do açúcar, misture até dissolver, deixe ferver por 1 minuto e retire do fogo.

2. Quando esfriar, passe para uma jarra e leve à geladeira por 30 minutos, ou até por uns 3 dias.

3. Quase na hora de servir (já que depois de uns 30 minutos a limonada começa a amargar), fatie bem finininho 2 limões com casca, descarte as sementes e soque no pilão com o restante do açúcar, como se fosse para uma caipirinha.

4. Junte as fatias socadas à calda gelada, acrescente o suco dos outros limões e sirva.

Limão


Limão, limoeiro, pomar, amor pela terra, simplicidade e cinema são coisas que me encantam. Por isso, fiquei triste quando, há alguns meses, não consegui assistir Lemon Tree, um filme de Eran Riklis. Antes de ontem, passei numa locadora, encontrei o filme em DVD e confesso que me emocionei. Que filme triste, mas bonito e cheio de sensibilidade. O ministro de defesa de Israel e sua mulher passam a morar numa casa que fica na fronteira de Israel, bem em frente à casa muito simples e cercada de um pomar de limoeiros de Salma, uma viúva pobre, palestina e que morava sozinha na terra que herdara do pai. Ela adorava aquelas terras, cuidava dos limoeiros com um amor profundo, dos limões tirava o sustento e deles vinha a sua coragem e a sua vontade de viver. A vida dela vira um inferno quando, teoricamente por medida de segurança - pois um terrorista poderia se esconder no pomar e atacar a família do ministro – o governo de Israel decide destruir o pomar. Ela não se conforma nem com a decisão de desocupação das terras, nem com a indenização oferecida, e, percebendo que a vida dela não teria mais sentido sem os seus limoeiros, contrata um advogado e passa a lutar com unhas e dentes para derrubar a decisão (não conto o final para o filme não perder a graça). O filme começa com Salma preparando uma conserva de rodelas de limão, pimenta e azeite, e em muitos momentos, ela prepara limonada. Não consegui parar de pensar em Salma e nos limoeiros, sonhei com a conserva de limão e com a limonada e acordei pensando numa torta de limão que aprendi a fazer na França. E não deu outra: saí logo cedo, comprei uma dúzia de limões sicilianos, tomei limonada e preparei e comi a torta de limão.